MENU



Médico que cobrava por cirurgias do SUS é condenado a 17 anos e meio de prisão Geral

Médico que cobrava por cirurgias do SUS é condenado a 17 anos e meio de prisão

18-11-2025 há 7 mêses

Publicidade

Um médico do meio-oeste do estado foi condenado a 17 anos e meio de prisão por comandar um esquema de cobrança ilegal para realizar cirurgias que deveriam ser feitas gratuitamente pelo SUS.

Segundo a sentença, ele oferecia aos pacientes a opção de “pagar para operar mais rápido”, pressionando-os com argumentos sobre demora na fila e possível agravamento da doença. Os valores chegavam a R$ 1,2 mil.

O esquema contava com a participação de um operador do sistema do hospital, que alterava agendas, mudava classificações de urgência e encaixava cirurgias pagas usando a estrutura pública — salas, equipamentos e equipe — enquanto o médico recebia pagamento direto. Parte do dinheiro também era repassado ao operador.

Pacientes relataram pressão, manipulação de informações, mudança de postura ao recusar o pagamento e até orientações para mentir na triagem. As cobranças eram feitas dentro e fora do hospital, por transferências e até em espécie.

O esquema só foi descoberto após denúncias e cruzamento de documentos, relatos e horários de procedimentos.

O médico foi condenado por concussão e corrupção, e o operador também foi condenado. Ambos ainda podem recorrer, mas o médico perdeu a função pública.

Palavras-chave
Pacientes eram induzidos



logo

Siga no
Instagram


@Imbituba News Oficial

Seguir

Inscreva-se
no Grupo de
WhatsApp

ENTRAR NO GRUPO