A empresa Plural Serviços, contratada pela prefeitura de Tubarão desde o domingo (2) para ser a nova responsável pela coleta de lixo na cidade, tem um histórico de problemas em outras cidades onde atua.
Com sede em Nova Iguaçu (RJ), a empresa era responsável pela coleta de lixo em Mangaratiba, cidade litorânea do Rio de Janeiro, mas abandonou o serviço em janeiro deste ano, retirando seus caminhões sem aviso prévio à prefeitura local.
O problema foi ainda maior para a prefeitura, porque o serviço foi rompido inesperadamente num domingo de temporada de verão na cidade turística.
Este não foi o primeiro episódio envolvendo falhas na gestão da Plural, conforme o Sul Agora apurou com exclusividade. A empresa já causou sérias dificuldades em outros municípios.
Em dezembro de 2024, a coleta foi interrompida em Laguna, onde o contrato emergencial feito com a empresa gerou diversas reclamações de atrasos. Em janeiro deste ano, a prefeitura notificou a empresa para que regularizasse o itinerário da coleta de lixo.
Em junho, o contrato foi finalizado, mas, segundo a empresa, parte dos seus funcionários se desligou antes do término do contrato, o que comprometeu a coleta do lixo naquele mês, gerando novas notificações por parte da prefeitura.
Em Imbituba, onde a empresa também é responsável pelo serviço, cerca de 15 funcionários demitidos protestaram, no mês de julho, após não receberem o pagamento de verbas rescisórias.
No começo deste ano, a falta de funcionários e caminhões com problema foram os motivos alegados pela empresa para os constantes atrasos no recolhimento de lixo no município.
Justiça obrigou empresa a retomar coleta
Em Itaperuna (RJ), a prefeitura precisou acionar a Justiça para obrigar a retomada da coleta, após a empresa deixar de prestar o serviço, em dezembro do ano passado.
A Justiça determinou, na época, a retomada imediata dos serviços e fixou uma multa diária de R$ 10 mil pelo descumprimento.
A empresa alegou inviabilidade financeira mesmo após os pagamentos da prefeitura estarem em dia, e desistiu do contrato em fevereiro deste ano.
Caminhões recolhidos
Em julho do ano passado, funcionários da empresa Plural foram trabalhar, mas, quando chegaram à garagem da empresa, se depararam com a falta de caminhões para realizar a coleta de lixo no município de Carapicuíba (SP).
A prefeitura local rescindiu com a empresa no dia seguinte, “em razão dos muitos transtornos causados aos empregados e à população”.
Em São João da Boa Vista (SP), houve inúmeras reclamações de parte da população relacionadas ao acúmulo de lixo em diferentes bairros da cidade.
A prefeitura reconheceu que, por várias vezes, houve falta de caminhões para efetuar o trabalho e abriu processo administrativo contra a Plural. Em fevereiro do ano passado, ela foi substituída por outra empresa.
Atraso nos salários
Em Londrina (PR), a prefeitura nem esperou terminar o contrato com a Plural, que acabaria em junho deste ano. Em março, rescindiu o contrato devido aos recorrentes atrasos no pagamento dos salários dos trabalhadores pela empresa.
A prefeitura afirmou que sempre efetuou os pagamentos à Plural em dia e, ao longo do contrato, iniciado em junho de 2023, instaurou 14 processos administrativos contra a empresa.
Em Mogi Mirim (SP), a prefeitura precisou intervir em junho deste ano, quando a Plural interrompeu a coleta domiciliar devido a débitos junto ao aterro sanitário para onde levava os resíduos. A prefeitura afirmou que mantinha em dia os repasses à empresa.
Em Porto Alegre (RS), a Plural venceu uma licitação para a coleta de lixo em 2023, mas desistiu da operação, deixando a cidade em busca de uma nova solução.
Início em Tubarão
Desde o domingo (2), a coleta de lixo em Tubarão passou a ser feita pela Plural.
A mudança foi motivada pelas falhas na coleta cometidas pela empresa anterior e pelo consequente acúmulo de resíduos pela cidade.
A contratação de uma empresa definitiva para prestar o recolhimento de lixo deve ocorrer ainda neste mês. A sessão pública para abertura das propostas das empresas interessadas será no dia 7. O valor global estimado da contratação é de R$ 11.204.745,11 ao ano.
Fonte ~ Sul Agora.
Palavras-chaveFonte ~ Sul Agora.





