MENU



Governo cria autoridade própria para gerir Porto de Itajaí Geral

Governo cria autoridade própria para gerir Porto de Itajaí

30-05-2025 há 1 ano

Publicidade

O Governo Federal anunciou a criação da Autoridade Portuária de Itajaí S.A. (API), uma entidade pública federal que passará a administrar e explorar a infraestrutura do Porto de Itajaí, em Santa Catarina. A decisão foi informada na quinta-feira (29), durante visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao estado, ao lado do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

A nova autoridade será responsável por gerir o terminal, arrecadar tarifas e executar os serviços portuários, fortalecendo a autonomia do porto e integrando-o à gestão federal. Atualmente, o Porto de Itajaí é administrado pela empresa pública responsável pelo Porto de Santos (SP), após a saída da gestão municipal em janeiro de 2024.

Porto volta a ter gestão independente

Com a criação da API, o Porto de Itajaí volta a ter uma administração autônoma. A medida será implementada por meio de uma Medida Provisória, segundo o ministro Silvio Costa Filho. A nova estrutura será uma empresa pública federal, de capital fechado, vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos (MPA).

“Vamos transformar o Porto de Itajaí numa doca independente e em porto federal”, declarou o ministro.

Investimentos de R$ 844 milhões para modernização

Durante a visita, Lula também confirmou o investimento de R$ 844 milhões no terminal portuário e no Complexo Portuário do estado, que é o terceiro maior do Brasil. O valor supera os R$ 689 milhões anunciados anteriormente.

Entre as melhorias previstas estão:

  • Dragagem do canal do Rio Itajaí-Açu (16 m) – R$ 90 milhões
  • Construção de píer para cruzeiros – R$ 300 milhões
  • Retirada do casco do navio Pallas – R$ 23 milhões
  • Readequação do molhe de Navegantes – R$ 64 milhões
  • Sistema SmartPorto (IA e segurança) – R$ 30 milhões

Foco é segurança, logística e geração de empregos

Segundo o governo, os recursos têm como foco ampliar a capacidade logística do porto, melhorar a segurança, acelerar a movimentação de cargas e gerar empregos. O objetivo também é recuperar a competitividade e destravar o desenvolvimento econômico regional.

Além das obras físicas, o pacote inclui:

  • Monitoramento rodoviário e agendamento eletrônico – R$ 30 milhões
  • Modernização dos gates e integração com a Receita Federal – R$ 30 milhões
  • Sistema de tráfego naval (VTMIS) – R$ 65 milhões

Histórico: de gestão municipal à federalização

Entre 1990 e 2024, o Porto de Itajaí foi administrado pelo município. Após dificuldades operacionais, atrasos e dívidas, a gestão foi federalizada e assumida pela empresa que cuida do Porto de Santos. A criação da nova autoridade portuária representa um novo ciclo para o terminal.

Palavras-chave
Foco é segurança logística e geração de empregos



logo

Siga no
Instagram


@Imbituba News Oficial

Seguir

Inscreva-se
no Grupo de
WhatsApp

ENTRAR NO GRUPO